PCMA explica sete termos essenciais dos eventos digitais
17-03-2021
# tags: Eventos digitais
Numa altura em que os eventos digitais têm grande importância, dado os tempos de pandemia que vivemos, é importante conhecer os termos relacionados e utilizados neste tipo de eventos. Por isso, a PCMA – Professional Convention Management Association lançou um glossário (a que pode aceder gratuitamente aqui), onde explica sete dos principais termos do vocabulário dos eventos digitais. São eles:
Tipos de Eventos
Webinar. Abreviatura de ‘web-based seminar’, decorre em ambiente online, seja ao vivo ou ‘on-demand’, e transmite conteúdo de uma única fonte para múltiplos ‘viewers’ ou ouvintes em simultâneo.
Digital Trade Show. Uma feira digital combina alguns dos elementos das feiras físicas, como sessões educativas e expositores, traduzidos num formato multimédia e transmitidos pela internet, e podem ter diferentes períodos de duração.
Digital Meeting. É um evento ou reunião ao vivo, de diferentes dimensões possíveis, que utiliza uma plataforma de eventos virtuais ou outra solução acessível através da internet.
Evento Híbrido. É uma combinação de um evento físico com elementos de um evento digital, decorrendo normalmente em simultâneo, com conteúdo sobreposto e elementos interativos.
Sessões
On-Demand vs. Live. O conteúdo ‘on-demand’ está disponível online e os visitantes podem solicitar o seu acesso; o conteúdo ao vivo é transmitido em tempo real na internet.
“Simulive” ou Simulated Live. Sessões “simulive” são gravadas previamente para serem transmitidas na internet numa data e horas específicas, mas não são anunciadas como sendo previamente gravadas; no entanto, as sessões são normalmente seguidas de um período de perguntas e respostas ao vivo.
3D-Immersive Environments. São similares aos mundos virtuais e replicam, a três dimensões, o ambiente de uma reunião; os participantes criam avatares e movimentam-se entre sessões e áreas de conversa.