Safe rooms, uma tendência a ganhar força nos eventos
22-01-2025
# tags: Tendências , Eventos , Congressos , Eventos corporativos
Espaço silencioso, tranquilo e livre de estímulos privilegia saúde mental e descanso físico em eventos mais longos.
As safe rooms – ou salas seguras, em português – são cada vez mais uma aposta dos organizadores de grandes eventos, sejam eles sociais, corporativos, culturais e de entretenimento, científicos, entre muitos outros.
Eventos de maior dimensão, sobretudo os que se realizam ao longo de vários dias – como grandes conferências, congressos ou até festivais de música – são ruidosos, juntam multidões e resultam numa sobrecarga sensorial para os participantes.
O conceito destas salas silenciosas torna-se assim numa adição valiosa aos eventos, pela ‘escapatória’ que permite oferecer a participantes mais sensíveis ao excesso de estímulos como sons e luzes.
Privilegiar o bem-estar de todos os participantes de um evento, permitir o seu relaxamento mental e físico e contribuir para que a sua experiência global do evento seja positiva estão entre as motivações dos organizadores de eventos para a criação de safe rooms.
Bem-estar e inclusão
Equipadas com mobiliário confortável, iluminação indireta, decoração com cores suaves e atmosfera relaxante, as safe rooms permitem aos participantes fazer uma pausa do ruído, ao mesmo tempo que carregam baterias para o tempo restante do evento.
Assegurar o bem-estar mental e emocional, reduzir stress, ansiedade e cansaço físico são cada vez mais prioridades dos organizadores de grandes eventos, que assim promovem a inclusão de participantes que à partida não veriam interesse em participar, pelo medo de se sentirem sobrecarregados e de não conseguirem desfrutar.
Permitir descanso físico é outro dos objetivos das safe rooms em eventos, especialmente nos que implicam longas horas em pé ou que obrigam os participantes a estarem muitas horas sentados, na mesma posição.
Pessoas com limitações físicas, mobilidade reduzida ou problemas de saúde conseguem também assim assegurar a sua participação nos eventos, pela oportunidade que lhes é dada de terem um espaço para relaxar o corpo e recuperar forças.
Pausa da interação social
Oferecer um espaço privado e isolado num evento, para onde os participantes se possam retirar, refletir e descansar da interação social em excesso é outra das mais-valias de uma safe room, sobretudo para pessoas mais introvertidas.
Compreender e priorizar todas estas necessidades dos participantes e assegurar a sua satisfação com a experiência global num evento é uma tendência cada vez mais recorrente no setor a nível mundial, pela preocupação de garantir que todos se sentem confortáveis, incluídos e apoiados.
Conferências e congressos com programas intensos, reuniões e eventos corporativos mais complexos, eventos tecnológicos e festivais de música realizados ao longo de vários dias estão entre os principais eventos que beneficiam com a inclusão de uma safe room.