O que é o protocolo de eventos

01-10-2023

# tags: Protocolo

Cumprimento do protocolo empresarial em eventos transmite “imagem positiva”  

Vulgarmente, o protocolo é designado como o comportamento adequado e previamente  definido a ter num evento social ou ato público formal. No que diz respeito a empresas, o  protocolo é hoje um instrumento obrigatório e fundamental de comunicação com o exterior. 

Mas o que é, afinal, o protocolo empresarial aplicado a eventos e qual a sua importância?  Segundo a especialista em protocolo Teresa Byrne, CEO da TByrne Consulting, o protocolo  empresarial é uma “ferramenta para lidar com o imprevisto e o inesperado”. 

Por protocolo empresarial entende-se “o conjunto de regras, normas e práticas que  estabelecem como as empresas se devem comportar e comunicar em situações formais ou  oficiais. Abrange a comunicação verbal e não verbal, as regras de etiqueta, a conduta  empresarial em eventos e em situações de negociação”.  

Organização de um evento exige muito planeamento 

Organizar um evento de sucesso, que transmita uma imagem de profissionalismo e rigor,  requer muita preparação e planeamento, “desde a disposições dos lugares, às configurações  das mesas, a ordem dos discursos, a utilização correta das bandeiras e outros detalhes que  fazem a grande diferença na perceção que os convidados terão do evento”. 

Teresa Byrne considera que se o protocolo for bem utilizado “temos uma importante  ferramenta estratégica, que nos permite conseguir fazer acontecer aquilo que o cliente, a  instituição, a organização tem como objetivo quando faz o evento”. 


Empresários “mais conscientes” da importância do protocolo de eventos  

A propósito da importância do protocolo para eventos empresariais, Isabel Amaral, presidente  emérita da APorEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo, lembra que “vivemos  num mundo em que a exposição mediática é total e em que qualquer pequeno passo em  falso pode ser divulgado imediatamente nas redes sociais”.  

De acordo com a autora do livro “Imagem e Sucesso”, os empresários “estão cada vez mais  conscientes da importância do protocolo para a transmissão de uma imagem empresarial  positiva”, daí que não arrisquem organizar um evento “sem pedir a ajuda de um especialista  de protocolo que os oriente na elaboração dos convites, definição do programa e  acompanhamento das várias fases do evento”. 

Na opinião da Especialista em Imagem, Comunicação e Protocolo, um dos erros mais comuns  em eventos está relacionado com a colocação da bandeira nacional. “Apesar de não ser  indispensável ter bandeiras só porque estão presentes algumas altas entidades, em termos  de comunicação não-verbal, um palco com bandeiras confere autoridade e credibilidade ao  evento”, explica. 

Responsável pelo protocolo empresarial deve articular com o gestor do evento

Segundo Cristina Fernandes e Susana Casanova, cronistas da rubrica “Consultório de  Protocolo” da Event Point, “o protocolo não altera os factos nem o rumo dos acontecimentos.  Pode alterar, isso sim, as perceções que os públicos têm sobre os factos. E isso, só por si,  pode acarretar uma inestimável mais-valia na imagem organizacional”. 

Considerando que o mercado dos eventos “se tem afirmado como essencial para a economia  portuguesa”, as duas especialistas nacionais na área explicam que um responsável de  protocolo num evento empresarial deve “basear a sua atuação em três pilares fundamentais:  a inquestionável cortesia no relacionamento com todos os intervenientes, a capacidade de  gerir situações diversas e, por vezes, sensíveis, sem hesitações e, principalmente, o auto controle”. 

Discrição e objetividade fundamentais na execução do protocolo 

Para Cristina Fernandes e Susana Casanova, “é igualmente fundamental que um profissional  de protocolo atue com total discrição, tendo sempre em mente que está ao serviço de uma  personalidade ou instituição, sabendo, portanto, manter-se num registo de low profile”. 

Por último, é também “essencial” que todas as decisões tomadas pelo responsável de  protocolo “assentem em critérios objetivos e explicáveis, se questionados. Deve, igualmente,  integrar-se na equipa que gere o evento, como aliás todos os demais membros”.  

Desde a edição nº.1 da Event Point, Cristina Fernandes e Susana Casanova respondem a  questões dos leitores no Consultório de Protocolo. O “Best of” desta rubrica pode ser  consultado neste e-book, dedicado ao mundo da imagem e do protocolo.

 Mais sobre Protocolo de Eventos 

Tipos de Protocolo de Eventos

Exemplos de Protocolo de Eventos em Portugal

Regras de Protocolo em Eventos