As áreas que beneficiam com o turismo de negócios
05-05-2022
# tags: Turismo de Negócios
São muitas as áreas que beneficiam com o turismo de negócios. Hotelaria, restauração, venues, viagens, animação turística, além da organização de eventos, catering e transportes, são algumas das áreas de negócios que este tipo de turismo engloba.
O turismo de negócios estimula o desenvolvimento económico de um destino, criando postos de trabalho, contribuindo para o crescimento de muitas empresas e combatendo a sazonalidade, uma vez que a meetings industry e o setor dos eventos têm atividade ao longo de todo o ano.
À semelhança de um turista comum, o viajante de negócios precisa de realizar uma viagem para chegar ao destino, de locais para alojamento, para uma reunião – que pode ser num espaço próprio ou à mesa de um restaurante – e para alimentação, bem como, se essa for uma opção, de usufruir das principais atrações do destino.
No caso dos grandes eventos internacionais, acresce que as agências de eventos não têm mãos a medir com os procedimentos da organização; empresas de transportes são chamadas a movimentar os participantes entre o aeroporto, o espaço do evento e o hotel onde estão hospedados; empresas de catering garantem a alimentação; e outros fornecedores asseguram o bom funcionamento do evento, por exemplo.
Em qualquer um dos casos, há áreas comuns que beneficiam com o turismo de negócios:
Viagens
Embora o turismo de negócios não seja o seu principal mercado, o setor das viagens, especialmente o da aviação, sente quando há mais ou menos viagens de negócios. Mais eventos e reuniões internacionais significam mais viagens entre destinos e mais lucro para as companhias aéreas.
Hotelaria
O setor da hotelaria pode lucrar a dobrar com o turismo de negócios. Ou seja, além da sua oferta de alojamento, muitos hotéis têm disponíveis espaços para eventos e salas de reuniões, quase sempre com serviços associados, como catering ou tecnologia/audiovisuais. Não servem só para local de dormida, mas também de espaço de trabalho. Daí que, com a pandemia, muitos tivessem repensado os espaços e as ofertas, de forma a permitir também eventos virtuais e híbridos.
Restauração
Se há área de negócio que lucra com o aumento de visitantes, sejam eles de lazer ou de negócios, é a restauração. Quem pretende provar a gastronomia típica do destino (ou algum tipo de gastronomia específico) procura restaurantes. Além disso, muitos negócios também se fecham à mesa e alguns restaurantes asseguram ainda serviços para eventos.
Venues
Quantas mais e melhores infraestruturas e equipamentos para eventos o destino tiver, maior a probabilidade de o destino captar eventos, nacionais e internacionais. Os venues podem ser decisivos na escolha de um destino e na atração de viajantes de negócios.
Animação turística
Não é de todo incomum que quem viaja em negócios aproveite a estadia para conhecer o destino onde se encontra, seja em pequenos momentos de lazer e de descontração, seja optando pelo prolongamento da sua visita, juntando um fim-de-semana, por exemplo. Aqui entram as empresas de animação turística que, através das suas ofertas diversificadas, podem tornar inesquecível a experiência no destino.
Mais sobre Turismo de Negócios
Turismo de Negócios: o que é e a sua importância
Turismo de negócios em Portugal
Turismo de negócios e o impacto na economia
As áreas que beneficiam com o turismo de negócios