Turismo de negócios em Portugal
05-05-2022
# tags: Turismo de Negócios
É um dos segmentos do turismo mais importantes para a economia nacional, uma vez que impacta uma série de atividades: venues, hotéis, restaurantes, animação turística, agências de eventos, empresas de transportes, catering… entre outras.
Em 2019, segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Associaton), Portugal era o 10º país do mundo que mais recebia eventos internacionais.
Ao todo o país recebeu 342 eventos internacionais, numa lista liderada pelos Estados Unidos, Alemanha e França. Neste ranking são considerados os congressos internacionais regulares, que se realizam numa base rotativa entre países, e com uma audiência de pelo menos 50 participantes.
Em termos europeus, Portugal ocupa o 7º lugar, com isto se percebendo que a Europa ainda é a maior potência mundial neste segmento, um lugar de destaque no sector do Turismo de Negócios.
Destinos privilegiados
No que diz respeito a cidades, Lisboa é, sem dúvida, o principal destino português para eventos, ocupando o segundo lugar na lista. Segue-se o Porto, em 22º lugar. Mas há outros destinos que se destacam neste setor: Estoril, Algarve, Açores, Madeira, Braga, Coimbra.
Para se promoverem neste segmento, os destinos nacionais organizam-se em Convention Bureaux ou Agências de Promoção Externa, entidades público-privadas, que investem em comunicação, marketing, vendas, na organização de fam e press-trips. O Turismo de Portugal considera o turismo de negócios um dos dez produtos estratégicos para o país.
Portugal é um destino muito competitivo neste segmento e por várias razões. Desde logo a capacidade e experiência organizativa das agências e dos fornecedores portugueses e o know-how dos profissionais. O facto do país possuir venues diversificados, versáteis e com diferentes capacidades é uma mais-valia, assim como a vastíssima oferta hoteleira, de diversas tipologias, que existe um pouco por todo o país, além, claro, da oferta de alojamento local. Depois as condições privilegiadas do país: segurança, clima, estabilidade política. A hospitalidade da população e o seu domínio de idiomas também concorre para fazer do país um dos mais importantes neste setor.
Mais sobre Turismo de Negócios
Turismo de Negócios: o que é e a sua importância
Turismo de negócios em Portugal
Turismo de negócios e o impacto na economia