Haja respeito pelo respeito
15-04-2025
# tags: Agências , Eventos , Criatividade
A tendência para 2025 no setor dos eventos é o respeito pelo respeito.
E esse respeito deve começar pelo respeito por nós próprios, enquanto profissionais de eventos. Ter como objetivo priorizar os momentos de descanso, não saltar refeições e evitar que o stress e a ansiedade não acordem nem se deitem connosco. Isso implica uma reflexão profunda porque, muitas vezes, não é só o ritmo do trabalho que nos condiciona mas, quem sabe, algum improviso no dia a dia e o vício de viver em constante adrenalina. Só quando atingido o respeito individual é possível atingir o respeito mútuo dentro das equipas, essencial para o bem-estar e produtividade.
Ao nível do mercado dos eventos, o respeito pelas agências. Através de concursos regidos pelo bom senso, com as agências mais qualificadas para o projeto, timings que reconhecem o tempo de criação necessário e com a oportunidade – justa -de apresentação e defesa do trabalho e dos projetos construídos. Só assim será possível ajudarmos o cliente a respeitar-se a ele próprio. Cliente que, quer por desconhecimento quer por vício caí também em práticas desadequadas, gere processos que muitas vezes acabam por ser frustrantes para todas as partes.
Evidencia-se, neste meio, o respeito entre agências concorrentes. Num país com a dimensão do nosso, é fulcral manter um setor unido. Isto significa entender que a rivalidade pode, e deve, coexistir com a colaboração. Embora cada agência procure conquistar o seu espaço no mercado, todos nós compartilhamos o mesmo objetivo: entregar projetos memoráveis e de alta qualidade. O respeito entre concorrentes deve ser construído com base na consciência de que há espaço para todos prosperarmos.
O respeito deve estender-se ainda aos fornecedores que, além de saltarem de evento para evento e com cargas horárias - diárias - desgastantes, caminham ao nosso lado com um sorriso e a vontade de fazer daquele evento, o evento.
Da mesma forma, os promotores, que são a nossa linha da frente, o primeiro contacto e o elemento humano de projetos por vezes tão técnicos. Que estes nunca percam a simpatia e boa disposição que os distinguem.
Respeito pelo meio ambiente, num sector em constante transformação e procura pela inovação, que as nossas decisões tenham em consideração o seu impacto ambiental, que procuremos sempre soluções mais sustentáveis.
Que o respeito seja mais do que uma simples palavra, seja a tendência, o valor que nos une, que nunca nos falte e que sempre o entreguemos, da concepção da proposta ao dia do evento. O respeito mútuo é a base para uma boa comunicação, resolução eficaz de conflitos e para a criação de um bom ambiente de trabalho para todos os envolvidos.
Numa área de elevado desgaste e enorme responsabilidade, o respeito impacta diretamente as relações humanas, num setor onde, no fim do dia, o bem mais precioso serão sempre as pessoas.
Havendo mais respeito, de todas as partes, seremos certamente mais felizes.

© Madalena Rodrigues Opinião
Lola Live