Relatório da IACC revela tendências em evolução no setor dos eventos
22-05-2024
# tags: Tendências , Venues , Eventos , IACC , Meetings Industry , Tecnologia , Sustentabilidade
A utilização da inteligência artificial e a adaptação às necessidades da Geração Z são algumas das tendências para os eventos, segundo o relatório da IACC.
A International Association of Conference Centres (IACC) divulgou os resultados do Meeting Room of the Future Report 2024, que combina a investigação e os conhecimentos de 170 operadores de espaços para reuniões em todo o mundo para oferecer uma análise abrangente do setor e prever tendências futuras.
Explica a IACC que, de acordo com o relatório, a adoção da inteligência artificial em todo o setor continua a ser relativamente baixa e está confinada principalmente a algumas áreas específicas (como marketing, análise de dados e gestão de receitas). No entanto, cerca de 35% dos venues considerados pondera expandir a sua utilização da inteligência artificial para o planeamento de menus, gestão de resíduos alimentares, serviços aos hóspedes e encomenda de alimentos.
O Meeting Room of the Future também conclui que os venues estão a adaptar-se para acomodar as diferenças comportamentais da Geração Z: enquanto alguns estão a incorporar mais pausas e tempo pessoal nos seus eventos, outros estão a optar por grupos mais pequenos para promover um maior envolvimento individual. Além disso, mais de 70% dos espaços para eventos incentivam atualmente a ligação à natureza.
Também as preferências alimentares e de bebidas continuam a evoluir. Pouco menos de metade dos venues registam uma diminuição do consumo de álcool e, por outro lado, os venues estão a lidar com um aumento de pedidos de dietas complexas e específicas.
A sustentabilidade continua a ser uma prioridade para os venues; muitos implementaram programas para reduzir o desperdício alimentar (83%) e para eliminar os plásticos de utilização única (88%). Além disso, três quartos dos venues possuem atualmente uma certificação ambiental ou de sustentabilidade.
“O estudo deste ano reafirma como as reuniões presenciais estão a evoluir e como os venues se estão a adaptar ao tipo de experiências esperadas pelos organizadores de eventos empresariais para os seus participantes. A responsabilidade social está no centro de muitas destas tendências e o relatório mostra claramente que os venues estão a acompanhar o desenvolvimento das suas instalações e serviços”, refere Mark Cooper, CEO da IACC, em nota de imprensa.
Nancy Lindemer, presidente global da IACC, considera que “as conclusões do relatório anual Meeting Room of the Future da IACC continuam a ser um farol para o setor das pequenas reuniões”. “A importância da criação de experiências e do trabalho em rede e a necessidade de combinar a natureza e a tecnologia são o guia para a forma como os nossos clientes pretendem reunir-se – e as expectativas que nós, enquanto indústria, temos de estar preparados para satisfazer”, adianta.
A responsável acrescenta que “as mudanças no setor da alimentação e das bebidas ao longo dos anos exigem flexibilidade e inclusão. Ir ao encontro das diversas necessidades de todos os convidados de uma forma sustentável e atenciosa, ao mesmo tempo que é económica e, acima de tudo, deliciosa, é um desafio que as propriedades da IACC estão a cumprir de forma criativa”.
O relatório, que conclui que à medida que os comportamentos e as preferências dos participantes continuam a evoluir, o mesmo devem fazer os espaços para reuniões, pode ser consultado aqui.
O Meeting Room of the Future Report 2024 foi apresentado pela IACC, em conjunto com o Development Counsellors International, parceiro de investigação estratégica.