APorEP: “Iremos continuar a evoluir”

Notícias

08-07-2024

# tags: Protocolo , APOREP

A APorEP – Associação Portuguesa de Estudos de Protocolo foi a votos e reelegeu Isabel Névoa Tavares como presidente da associação para 2024/2026.

Num balanço sobre o seu primeiro mandato, Isabel Névoa Tavares destaca a organização das XVII JIP – Jornadas Internacionais de Protocolo, em 2022, que “tiveram pela primeira vez o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República”. Na edição do ano seguinte, a APorEP voltou a contar com o apoio do Presidente da República, “que também enviou uma mensagem de apreço e reconhecimento dirigida a todos os que estiveram presentes nas JIP”.

Ainda no primeiro mandato, “foi assinado um convénio de colaboração com a Associação Espanhola de Protocolo, com vista a organização conjunta de eventos ou outras colaborações de mútuo interesse”, e foi lançada a página da APorEP no LinkedIn, “sendo a divulgação de notícias efetuada igualmente no Instagram e no Facebook”. Além disso, manteve-se a colaboração com a Event Point.

“Aceitei o desafio de presidir à direção da APorEP certa de que teria o apoio de toda uma equipa de sócios nos órgãos sociais que me acompanhou nesta aventura de fazerem parte de uma renovação da associação. Considero que se fez um bom trabalho no primeiro mandato e sinto-me grata àqueles que me continuam a acompanhar, aos que seguiram para outros desafios pessoais e profissionais e àqueles que se juntam agora a esta grande equipa. Iremos continuar a evoluir”, afirma Isabel Névoa Tavares, em declarações à Event Point.

Os objetivos para o novo mandato


Para 2024/2026, a APorEP tem em vista a organização de três edições das JIP – Jornadas Internacionais de Protocolo, sendo que, em 2025, a associação celebra 20 anos de atividade e pretende realizar uma edição especial.

Além disso, está prevista a realização de jantares-debate exclusivos para os associados, “com oradores convidados para nos falarem sobre temas da atualidade do protocolo”, e a organização de um congresso de Protocolo Universitário, em maio de 2025, na Universidade do Minho.

No âmbito do convénio de colaboração assinado com a Associação Espanhola de Protocolo, prevê-se a organização de uma viagem a Santiago de Compostela e um encontro de Protocolo, “talvez em setembro de 2024”.

“A APorEP voltara´ a fazer parte da OICP – Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo, de que foi sócio fundador. Ira´ igualmente procurar parcerias com outras organizações congéneres”, adianta Isabel Névoa Tavares, que acrescenta que a associação foi ainda desafiada a organizar Encontros de Protocolo Autárquico, “estando a estudar a sua realização durante este mandato, com um encontro na região norte e outro na região sul do país”.

O mandato de Isabel Névoa Tavares como presidente da associação foi renovado nas eleições de abril. Assim, para o biénio 2024/2026, no que toca à Direção, foram eleitos Isabel Névoa Tavares (presidente), Francisco Toscano (vice-presidente), Odete Mata (vogal), Theresa Santos (vogal) e Maria do Carmo Rosa (vogal).

Para a Mesa da Assembleia Geral foram eleitos Fernando Braz de Oliveira (presidente), Elisabete Gerardo (1ª secretária) e Maria Antonieta Rocha (2ª secretária). Para o Conselho Fiscal foram eleitos Maria Fernanda António (presidente), Paula Durão (vogal) e Margarida Pinto Coelho (vogal).

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação

© Maria João Leite Redação