TIS: a inovação tecnológica como chave para o turismo sustentável

Notícias

06-11-2024

# tags: Tourism Innovation Summit , Eventos , Feiras , Turismo , Espanha , Tecnologia , Viagens

A Tourism Innovation Summit (TIS), evento de turismo e inovação tecnológica, reuniu em Sevilha 7.903 visitantes e profissionais do setor nos três dias de evento.

A quinta edição da TIS, que decorreu de 23 a 25 de outubro, deu a conhecer as mais recentes soluções e tendências que estão a moldar o futuro da indústria do turismo. Este ano, a TIS contou com 221 expositores, 41 delegações internacionais e a China como país parceiro convidado.

‘Elevating travel industry with tech’ foi o tema desta edição. A conferência, que contou com a visão e a experiência de 416 oradores, focou-se na sustentabilidade e analisou as estratégias que a indústria do turismo está a implementar por um turismo mais responsável e ético. Todos os agentes da cadeia de valor apontaram a inovação tecnológica como a chave para o turismo sustentável.

O jornalista e cineasta Ash Bhardwaj foi um dos oradores principais desta edição da TIS e, no seu entender, a curiosidade, o sentimento de pertença e o desejo de crescimento pessoal são os fatores que dão sentido às viagens. Na sessão, incentivou a criação de experiências mais significativas, dando resposta a um mercado que não só quer desfrutar de destinos e atividades, mas que também quer viver momentos transformadores. Ou seja, redescobrir a riqueza emocional e cultural que acompanha qualquer tipo de viagem.

Além disso, Ash Bhardwaj defendeu o turismo sustentável, quer na sua vertente ambiental, quer nos seus benefícios sociais e económicos. A serendipidade, a empatia e o sentido de comunidade podem fazer do turismo uma prática transformadora e autêntica, essencial num contexto de sobrelotação e de crescente consciência ambiental, defendeu.

Shaon Talukder, CEO e fundador da Geotourist, abordou a fragmentação no setor do turismo – um desafio devido, entre outros fatores, à falta de dados consistentes sobre os visitantes – e considerou que a utilização inteligente dos dados, da inteligência artificial, da realidade aumentada e das práticas sustentáveis pode criar inovação e um turismo mais transparente.

Para Shaon Talukder, a tecnologia deve permitir uma melhor gestão da afluência aos locais populares, a otimização do percurso dos turistas e a criação de recomendações personalizadas. Também sublinhou que a verdadeira inovação não reside apenas na adoção de tecnologias, mas na forma como estas podem ajudar a tomar decisões mais inteligentes e sustentáveis para construir um ecossistema de viagens mais coeso e resiliente.

A próxima edição da TIS – Tourism Innovation Summit está marcada para entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025.