Três problemas dos eventos virtuais e híbridos que o metaverso pode resolver
09-02-2022
# tags: Eventos digitais , Metaverso , Eventos híbridos
O metaverso não é nada de novo. Foi concebido já nos anos 90. No entanto, só agora se sente que se pode tornar realidade.
Para aqueles que ainda está céptico, considere que a Bloomberg estima que o mercado do Metaverso vai valer $800 milhões em 2024.
E para a indústria dos eventos, o timing não podia ser melhor, uma vez que mais de 90% dos organizadores de eventos vão realizar eventos virtuais em 2022.
Estes eventos explodiram desde a Covid-19. Antes da pandemia, apenas 45% das pessoas tinha assistido a um evento virtual, hoje o número sobre para 87%. Continue a ler para descobrir como o Metaverso pode resolver os problemas dos eventos virtuais.
A grande questão com os eventos virtuais e híbridos
Dada a tecnologia limitada na altura, estes eventos não foram insatisfatórios quer para participantes, quer para organizadores. Não é surpreendente que 71.1% dos organizadores de eventos digam que o engagement da audiência é o maior desafio.
Mas há problemas, pergunta o leitor? Primeiro, eles não são envolventes só para os participantes. Os profissionais dos eventos vêem o engagement como o maior desafio em organizar eventos hoje em dia.
Segundo, eles não oferecem oportunidades de networking eficazes, o que tradicionalmente é o alicerce dos eventos corporativos. Os participantes em eventos presenciais querem fazer networking; os participantes dos eventos virtuais fazem log in para aprender. De facto, 72% dos participantes dos eventos virtais querem primeiramente aprender algo de novo, e só 7.7% esperam fazer networking.
Isto tudo levou a um número preocupante de no-shows, que no caso dos eventos virtuais subiu aos 35%.
1. Engagement
Infelizmente, assistir remotamente a um evento é ver a ação a acontecer a partir do ecrã de um computador. É uma experiência alienante. O metaverso pode resolver este problema pela sua natureza intrínseca da gamificação. Ainda antes do metaverso, a gamificação levou a que 87% dos utilizadores se sentissem mais conectados socialmente.
Este desenvolvimento torna a experiência remota do evento mais hands-on. Replica a experiência presencial como nunca antes. Vai tornar a experiência mais eficaz e natural, e o networking também.
Além disso, literalmente não há limite para o que pode ser feito nesses mundos 3D. Espaços, estilo, criatividade; são telas em branco para experiências 3D únicas. Das fronteiras do Velho Oeste ao espaço profundo aos imponentes escritórios de vidro do futuro. Agora isso é mais envolvente do que um ecrã no seu escritório de casa, certo?
2. Aumento dos registos
Existem várias razões pelas quais o metaverso levará a um maior número de registos e, além disso, a um aumento de participação.
Em primeiro lugar, o metaverso é novo e emocionante. Pode parecer superficial, mas é verdade; o fator hype será bom para as estatísticas no planeamento de eventos no curto prazo.
Em segundo lugar, estes eventos exigem menos comprometimento de tempo e dinheiro do que os eventos tradicionais, portanto, é mais provável que os participantes arrisquem.
Em terceiro lugar, os eventos do metaverso estão numa situação única em que podem oferecer aos potenciais participantes sessões de teste gratuitas para seus eventos.
E, finalmente, os eventos do metaverso podem oferecer ganhos exclusivos, como NFTs, por exemplo. Isso pode ser parte de suas técnicas de gamificação na forma de uma competição, ou pode ser um brinde para atrair participantes hesitantes. Já estamos a ver isso acontecer com brindes com grandes nomes como a DC a fazer um sorteio de super-heróis NFT para cada registo de participante.
3. O regresso do networking
Como mencionamos anteriormente, os eventos virtuais têm um sério problema com o networking. No entanto, devido à natureza imersiva do metaverso, esse problema pode ser relegado para o passado.
Segundo Dietrich Moens - CEO da Spacehuntr, “A triste verdade que lutamos para admitir é que os eventos remotos nos negaram a sinceridade e autenticidade que os eventos ao vivo nos fornecem. Essa é a principal razão pela qual o networking não tem sido eficaz nos eventos virtuais. O metaverso dará aos participantes a confiança para se envolverem novamente.”
Conclusão
Para concluir, os organizadores de eventos estão discernir de que forma metaverso pode ser útil para eles e pela indústria como um todo.
Ainda é cedo, mas parece que este novo conceito pode percorrer um longo caminho para resolver problemas enraizados nos eventos virtuais e híbridos que existem.
Na verdade, o metaverso pode até desafiar o domínio dos eventos presenciais como o evento principal e governar todos eles.
© Harry Prince Opinião
Creative Content Manager at Spacehuntr