Jorge Melo Braga: “O que me motiva é a comunicação”

16-10-2024

# tags: Comunicação , Eventos , Vida de Eventos

O percurso profissional de Jorge Melo Braga esteve sempre ligado à comunicação visual, desde design, publicidade, impressão offset e digital, até chegar à área de eventos.

“O que me motiva, fundamentalmente, é a comunicação. O que me dá ‘pica’ é comunicar”, afirma o CEO da MeloBraga, empresa de marketing e eventos. “Tenho esta paixão de comunicar, de detalhe, de mostrar como é que são as coisas, de estar com as pessoas, pronto, esta é a grande paixão”, acrescenta.

O entusiasmo constante e o ritmo dinâmico do setor dos eventos também contribuem para esta paixão. “Não é monótono. Como eu costumo dizer, tanto estamos a vender pizzas, como estamos a vender um equipamento de artes gráficas”, explica.

A EuroShop, que decorre de três em três anos na Alemanha e é considerada a maior feira de comércio de retalho do mundo, é, para Jorge Melo Braga, o evento mais marcante em que já participou enquanto visitante.

Enquanto expositor ou que estivesse envolvido diretamente, confessa “não ter nenhum setor preferencial”, mas destaca um evento na Exponor para o cliente Fricon, empresa que fornece soluções de refrigeração, conservação e congelação, na altura em que a MeloBraga estava a dar os primeiros passos.

O “grande desafio” da logística

Outro dos primeiros trabalhos da MeloBraga foi com as Viagens Abreu, que se traduziu na criação de corners para centros comerciais. O “grande desafio” era “criar um sistema modular de stand, um corner, que pudesse ser montado numa noite, em todo o país, e eram cerca de sete ou oito locais e 17 corners”, recorda.

O calor já foi responsável por “um dos episódios mais caricatos” que Jorge Melo Braga se lembra de ter tido num evento.

Recentemente, na Alemanha, a MeloBraga fez um stand em madeira dentro de tendas e, como estava um dia quente, no interior da estrutura estava uma temperatura “insuportável”. “Aquilo começou a dilatar, começámos a ter problemas com o vinil, que começou a saltar”, conta.

Sensação de dever cumprido

Depois de um evento, há sempre “a sensação de ‘está feito’” e “um grande prazer” por ver concretizado o que idealizou.

A criatividade é a fase de trabalho preferida de Jorge Melo Braga, desde que o cliente lhes faz o briefing do evento até à realização no terreno, e fica sempre muito agradado quando os criativos o conseguem “surpreender”.

Mais do que “fazer stands, trabalhos para congressos e outro tipo de eventos”, a MeloBraga “promove empresas em feiras e eventos”.

Jorge Melo Braga considera que a experiência profissional que acumulou antes de criar a empresa é uma grande vantagem atualmente. “Pelo meu passado todo, conheço algumas necessidades das empresas que vão às feiras. Sei as dificuldades de uma empresa em comunicar numa feira, de se preparar para uma feira”, afirma.