Wyndham Grand Algarve: Personalização e experiência

Reportagem

24-01-2025

# tags: Gastronomia , Hotelaria , Eventos , Hotéis

O cinco estrelas algarvio quer afirmar-se cada vez mais como uma opção a ter em conta para os mais diversos tipos de eventos.

A língua inglesa tem uma palavra que retrata na perfeição a experiência Wyndham: pampering. Significa dar a alguém um tratamento especial, fazer com que uma pessoa se sinta o mais confortável possível.

O serviço ao cliente, a personalização da experiência e a simpatia são atributos que, de facto, saltam à vista nesta unidade bem no coração da Quinta do Lago, que tivemos a oportunidade de conhecer durante este mês de outubro. E a pretensão justifica-se, uma vez que o Wyndham possui todas as condições para receber com qualidade eventos de pequena e grande dimensão.

Elevada à categoria de cinco estrelas e rebatizada de Wyndham Grand Algarve, a unidade abriu em 2019, com uma grande aposta na experiência do hóspede. Todos os quartos são suites t1, t2 ou t3 – ao todo são 125 -, dispõe de um ginásio, um spa com piscina interior, jacuzzis e salas de tratamento, uma piscina exterior, um kids club e uma oferta gastronómica variada. A Quinta do Lago dispõe ainda de vários campos de golfe, que fazem as delícias dos amantes da modalidade. A proximidade ao Campus, um complexo multidesportivo, faz com que o Wyndham seja muito requisitado, por exemplo, por equipas de futebol.


Um centro de conferências renovado

O Wyndham Grand Algarve dispõe de um centro de conferências multifuncional, com mais de 700m2, renovado muito recentemente, e preparado para acolher as mais variadas iniciativas. É constituído por um foyer, três salas e duas salas breakout. Com nomes inspirados na ria Formosa, as salas podem ser transformadas numa só, totalizando mais de 400 m2, com capacidade para 400 pessoas em cocktail, 200 em teatro, 150 em sala de aula e 200 em banquete. Todas as salas abrem para um terraço, onde é possível realizar, por exemplo, um cocktail ou coffee-break, ou simplesmente descontrair no intervalo de um evento.

O hotel dispõe de catering e os menus são personalizados, primando pelo uso de alimentos frescos, locais e sazonais. Os audiovisuais estão também assegurados. O Wyndham recebe atualmente muitas reuniões e conferências nacionais e internacionais e também muitos incentivos, e o objetivo é que esse número cresça no futuro. Para corresponder às exigências deste tipo de cliente, trabalham com empresas de animação turística locais para a organização de atividades à medida. Podem ser organizadas sessões de yoga, incluindo ao amanhecer, ou passeios de bicicleta na ria Formosa, para citar apenas duas.


Oferta gastronómica e de bar

Os restaurantes e o bar do Wyndham são também eles espaços que podem receber eventos ou grupos. Destaque para o XXL by Olivier, que no interior dispõe de 43 lugares, e que é complementado por um terraço com 200 m2, onde se respira tranquilidade. A experiência de fine dining está assegurada neste espaço onde se cruzam sabores locais e internacionais.

O restaurante Caravela dispõe de 122 lugares e o Oasis Pool Bar conta com 32 lugares. O primeiro com conceito buffet e o segundo, como o próprio nome indica, com uma oferta mais leve e adequada a quem desfruta da piscina.

A nova carta de cocktails do Grand Bar é da autoria de Bruno Francesc e o premiado barman fez-nos uma prova guiada de alguns deles. A sustentabilidade está na base deste trabalho de renovação da oferta do bar. Uma grande parte dos produtos são cultivados no hotel ou provenientes do Algarve como, por exemplo, a famosa laranja, e os ingredientes são usados de uma forma educada, ou seja usados de mais de uma forma possível, reduzindo o desperdício. Uma outra tendência da carta são os cocktails sem álcool. O movimento “sober curious” está a crescer na Europa e há que adequar a oferta, procurando, ainda assim, tornar os cocktails saborosos e apetecíveis. Nestes cocktails há uma presença acentuada de chás, vinagres e compotas de fruta, bem como elementos de detox. Aprovados!

Se a estadia no Wyndham for prolongada, há tempo para experimentar outros restaurantes e bares da Quinta do Lago ou do vizinho Vale do Lobo. Destaque para o Well, um restaurante e beach club, localizado no Vale do Lobo, em frente à praia. O restaurante tem capacidade para receber eventos até 180 convidados, na parte de fora, e 100 pessoas no interior.


A ria

Paraíso para os birdwatchers, a ria Formosa é um dos melhores locais para observar flamingos em Portugal, a par de uma miríade de outros passáros. Pedalar com cheiro a maresia, com o mar de um lado, a ria do outro, vendo as salinas, os sapais, os canais, as praias e até o aeroporto, ouvindo as histórias de quem nasceu ali mesmo, foi uma experiência memorável. Foram mais de 20 km, em bicicleta eléctrica, de puro deleite.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação