Paris 2024: os números para 11.000 horas de cobertura dos Jogos

Opinião

29-07-2024

# tags: Paris , Eventos , Jogos Olímpicos

Estão a decorrer os Jogos Olímpicos de Paris 2024, que devem resultar num total de mais de 11.000 horas de conteúdos.

Para as equipas do Olympic Broadcasting Service (OBS) e para os milhares de técnicos é preciso garantir que todos os sistemas funcionam. A Cerimónia de Abertura foi um dos maiores eventos de televisão em direto de todos os tempos e, até ao final, contam-se 329 eventos disputados em Paris e arredores.

O OBS espera produzir mais de 11.000 horas de conteúdos em torno dos Jogos, disponíveis para os detentores de direitos por meio do feed multiclip (MCF). Com 72 feeds multilaterais de contribuição UHD nativos, 28 feeds MCF, 81 feeds de distribuição UHD (e 82 feeds HD) produzidos através de 47 carros de exterior, apoiados por 70 camiões de produção, sendo considerado o maior esforço olímpico de todos os tempos.

No centro dos esforços do OBS está uma equipa interna de aproximadamente 160 pessoas, representando 28 nacionalidades. O grupo está a supervisionar um exército de 8.300 funcionários do OBS durante os Jogos, de mais de 110 países – uma equipa que trabalhou arduamente para montar o International Broadcast Centre (IBC) de 40.000 metros quadrados em quatro salas no Paris Le Bourget Exhibition Centre e os 36 complexos.

O IBC é o centro dos esforços de produção, aquisição e distribuição de sinais não apenas para o OBS, mas também para mais de 30 detentores de direitos de média (MRHs) e 100 organizações de transmissão.

Uma Cerimónia de Abertura histórica


A Cerimónia de Abertura foi a primeira a ser realizada fora de um estádio. O desfile de atletas aconteceu no Sena, com as 200 equipas olímpicas a serem transportadas por mais de cinco quilómetros, em mais de 80 barcos.

Foi a maior produção de transmissão em Jogos Olímpicos em termos de equipamentos e recursos de transmissão. Novas tecnologias e sistemas de câmara foram desenvolvidos, como quatro barcos estabilizados feitos sob medida, equipados com sistemas de câmara projetados especificamente, que estiveram no centro dos esforços, e mais de 100 canais de câmara (três vezes o número de câmaras usadas em Tóquio 2020), que incluíram drones, Spyder, gruas e câmaras de cabo. Além disso, foi possível ver imagens a partir de 200 smartphones que estiveram nos barcos dos atletas.

No lado da entrega e da tecnologia, o OBS produz toda a cobertura nativamente em UHD HDR e som imersivo 5.4.1. Lentes cinematográficas são usadas pela primeira vez em todos os desportos e estão disponíveis mais do dobro dos sistemas de replay que foram usados em Tóquio 2020.

E, com base no sucesso em Tóquio e em Pequim 2022, o Athlete Moment é fornecido em mais desportos do que nunca, permitindo que mais atletas se conectem com a família e os amigos em casa imediatamente após saírem do campo de jogo.

A IA está implementada para desbloquear novas oportunidades para melhorar os fluxos de trabalho internos, aprimorar a experiência do espectador, aprimorar a narrativa e explicar melhor os eventos desportivos.

O OBS tem desenvolvido soluções com parceiros como Alibaba (sistemas de replay multicâmara); a Omega (rastreamento de atletas e objetos); e a Intel (geração automatizada de destaques). Exemplos de novas aplicações baseadas em IA são a análise estroboscópica inteligente em três desportos/disciplinas e gráficos de dados aprimorados para o mergulho.

 

Fonte: OIC e SVG

© Vítor Hugo Opinião

Consultor técnico

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