IAPCO Edge: A importância do conhecimento partilhado
06-02-2025
# tags: Eventos , IAPCO , Associações , Meetings Industry
O seminário IAPCO Edge decorreu no Porto contando com mais de 70 profissionais de eventos internacionais.
A cidade do Porto acolheu o seminário IAPCO Edge tendo como host o Porto and North Convention and Visitors Bureau e como PCO oficial a AIM Portugal.
Em conversa com a Event Point, Nicola McGrane, European director of Education da IAPCO (International Association of Professional Congress Organizers) e diretora da Conference Partners, sublinhou que a formação é uma das prerrogativas da associação que junta os organizadores de congressos. Apoio na progressão de carreira na indústria e suporte aos jovens profissionais para serem “excelentes naquilo que fazem e estarem permanentemente a inovar e a pensar no futuro”. Tendo isto em mente foi criada a marca IAPCO Edge há dez anos. No Porto, a IAPCO juntou o ecossistema dos congressos, contando com PCOs (Organizadores Profissionais de Congressos), membros e não membros da associação, convention bureaux, centro de congressos, entre outros.
Este ecossistema é particularmente importante, por exemplo, no bidding de congressos internacionais, tema em destaque no primeiro dia do evento. “É preciso mais do que uma pessoa para ganhar a realização de congressos internacionais para o seu destino. São necessárias várias pessoas, a cidade, os académicos, o governo, o PCO”. Por isso é tão necessário trabalhar em rede, admite a responsável.
As tendências da indústria, as mudanças que estão a acontecer, também estiveram na agenda deste seminário da IAPCO. E estes temas foram discutidos em conjunto. “Quando ouvimos toda a gente conseguimos ter mais de 30 anos de experiência na sala, diferentes países, diferentes culturas, e este conhecimento partilhado é vital para nós para percebermos para onde vamos e em que devemos estar atentos”, refere Nicola McGrane.
Também foram abordados assuntos muito práticos, importantes para os mais jovens, com menos experiência, como por exemplo na sessão ‘Gestão do Cliente e de Pessoas’. “Somos uma indústria de pessoas, juntamos pessoas e ,por isso, até falar sobre como reunir pessoas tem um impacto tão poderoso”, refere a representante da IAPCO.
A sustentabilidade não podia faltar no programa. “Trata-se de plantar a semente nas mentes mais novas, abertas à mudança”, diz McGrane. “Como é que melhoramos as coisas? Como é que criamos essa mudança? Como é que nos tornamos mais sustentáveis e muito mais sensíveis ao nosso planeta”, reforça a responsável.
Finalmente, Nicola McGrane destaca os aspectos do desenvolvimento pessoal, criação de futuros líderes, empoderamento que foram também alvo de atenção no programa.
O IAPCO Edge decorreu no Porto, de 28 a 30 de janeiro, no Porto. As sessões formativas decorreram no Centro de Congressos da Alfândega do Porto e no Renaissance Porto Lapa Hotel.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação
Editora