Living Events quer ser “uma referência na área MICE”

Entrevista

08-08-2024

# tags: Team Building , Eventos , Turismo de Negócios , Meetings Industry

A Living Tours lançou a Living Events para responder à crescente procura do mercado turístico por experiências personalizadas e às oportunidades no segmento do turismo de negócios.

Num ano em que cumpre o 20º aniversário, a Living Tours lançou a Living Events, departamento responsável pela produção de eventos, desde a conceção inicial do projeto até à execução final, incluindo a coordenação de atividades e entretenimento, contratação de locais, logística, decoração e serviços complementares como transferes, alojamento e reservas em restaurantes. “Nós tínhamos a Living DMC que já trabalhava aqui um bocadinho a área dos eventos, mas sentimos muito que o mercado puxava para isso, para haver uma especialização forte na área dos eventos e daí ter sido criada a Living Events”, explica Maria João Correia, events manager. As sinergias entre os dois departamentos, DMC e eventos, são evidentes e as oportunidades de trabalhar em conjunto são amplas. “A Living DMC acaba por trabalhar numa área mais geral, incluindo os serviços de terra, tudo o que é transferes, todos aqueles serviços extra a um evento, e a Living Events faz a produção do evento em si, a criação”, refere.

O objetivo da Living Events é claro: “queremos ter uma forte presença em MICE”. Neste início de projeto trabalham muito em parceria com a DMC, para, a partir daí “desenvolver uma parceria de confiança com o cliente para ele nos pedir o restante do evento”. Maria João Correia lembra que “somos uma empresa grande, temos uma base muito forte, temos vários departamentos, incluindo o de marketing, com quem podemos desenvolver uma série de ideias e programas para eventos”.

O departamento foi criado de raiz e foram recrutados os recursos especializados para fazer face ao desafio de trabalhar o segmento MICE em Portugal Continental, ilhas e também Espanha. Destas geografias a empresa tem vindo a receber “bastantes pedidos, essencialmente corporate e viagens de incentivo”, refere a responsável. Esses pedidos são de clientes nacionais e internacionais.

A trabalhar ativamente desde o início do ano, a Living Events já realizou cerca de 30 eventos. A marca esteve presente, este ano, na IMEX, vai à IBTM, em novembro, e participa em eventos de networking nacionais, de modo a reforçar a sua promoção. O objetivo é serem “uma referência na área MICE, tanto em Portugal como em Espanha”, detalha Maria João Correia.

As ações de team building são uma tipologia de eventos em que a Living Events aposta, pelo facto de no universo Living Tours disporem de uma série de produtos que podem aportar valor. “A ideia é criarmos o nosso produto de team building porque nós também, além de termos o DMC, temos os tuk-tuks, temos o cruzeiro e estamos a tentar fazer programas que combinem estas outras áreas”, refere Maria João Correia, exemplificando: “o Party Boat é uma coisa que nos pedem muito para team building, os tuk-tuks com os peddy papers. Como temos frota própria, é muito mais fácil desenvolvermos os programas à medida de cada cliente”. O trabalho à medida, ou tailor-made, é uma característica do departamento. “A nossa ideia é que o cliente sinta que pode vir ter connosco com uma ideia muito genérica e nós conseguimos programar uma coisa única só para aquele cliente e para aquela empresa”, sublinha a event manager.


Reter talento

“Reter talento é uma preocupação para a Living Tours”, refere Maria João Correia. Nesse sentido a empresa dá oportunidade aos trabalhadores de experimentarem os vários departamentos. “Se alguém que está num outro departamento sente, por exemplo, que gostaria de trabalhar na área dos eventos, vem uns tempos fazer uma formação”, com a vantagem de já saber como funciona a empresa. “A forma de nós tentarmos reter o talento também é essa, dar esta possibilidade de as pessoas experimentarem novas áreas e manterem-se dentro da empresa, porque a base de tudo são as pessoas que trabalham aqui”.

Mas há outras iniciativas para promover o espírito de equipa e de pertença à empresa, nomeadamente os prémios Living Stars ou ainda as Living Talks, um canal de conversas entre o CEO, Rui Terroso, e os colaboradores da empresa.

© Cláudia Coutinho de Sousa Redação