Saiba tudo sobre Turismo de Negócios em Portugal
Turismo de Negócios
16-05-2022
# tags: Turismo de Negócios , Turismo de Portugal
Aqui encontra o que precisa de saber sobre Turismo de negócios em Portugal. O que é, a sua importância, a influência na economia e áreas de negócio e muito mais
Os destinos de todo o mundo concorrem para ser o palco destas reuniões e eventos, e Portugal é um dos principais players deste setor chamado de turismo de negócios.
A reunião de pessoas num evento científico, político, de entretenimento, ou outro, pode ter a capacidade de mudar o mundo. Sabia que foi numa conferência, em 1986, que ajudou a converter em realidade a sequenciação do genoma humano? E que num evento em Madrid, em 1995, começou a discutir-se sustentabilidade mais seriamente e que as conclusões ajudaram a formatar o protocolo de Quioto? E que em 1945, a chamada Conferência de São Francisco forjou aquele que seria o documento guia das Nações Unidas?
Estes e outros exemplos mostram a importância das reuniões e dos eventos, algo que nem a pandemia conseguiu alterar.
2. O desenvolvimento do Turismo de Negócios em Portugal
Em 2019, segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Associaton), Portugal era o 10º país do mundo que mais recebia eventos internacionais.
O impacto do segmento é tão grande, que o Turismo de Portugal considera o turismo de negócios um dos dez produtos estratégicos para o país.
3. A influência do Turismo de Negócios na economia
O turismo de negócios impacta toda a economia nacional. Basta pensar no valor que é gerado pela organização dos eventos: o aluguer dos venues, os audiovisuais, o catering, a decoração, a animação, a segurança, os programas sociais, etc., etc.
E sabia que um viajante a trabalho gasta mais por dia do que um viajante em lazer. É verdade: mais 30% do que o turista de lazer.
4. A importância para diferentes áreas de negócio
São muitas as áreas que beneficiam com o turismo de negócios. Hotelaria, restauração, venues, viagens, animação turística, além da organização de eventos, catering e transportes, são algumas das áreas de negócios que este tipo de turismo engloba.
O turismo de negócios estimula o desenvolvimento económico de um destino, criando postos de trabalho, contribuindo para o crescimento de muitas empresas e combatendo a sazonalidade, uma vez que a meetings industry e o setor dos eventos têm atividade ao longo de todo o ano.
5. Lisboa como destino referência no Turismo de Negócios
A capital portuguesa é o principal destino no país para receber eventos e congressos, tendo atingido recentemente o 2º lugar no ranking da ICCA.
Em 2019, Lisboa recebeu 187 eventos internacionais tendo ultrapassado destinos como Berlim, Viena, Singapura ou Madrid.
6. Vantagens e desvantagens do Turismo de Negócios
São inúmeras as vantagens do turismo de negócios. E se olharmos para lá dos evidentes impactos económicos podemos identificar desde logo alguns, bem relevantes.
A saber: combate a sazonalidade do turismo de lazer; contribui para o desenvolvimento dos destinos, ajudando-os a requalificarem-se e, nalguns casos até, a regenerarem-se; difunde conhecimento e alavanca a inovação e a criatividade.