Congresso da APAVT: Macau aposta no reforço da oferta ‘turismo + eventos’
26-10-2024
# tags: Eventos , APAVT , Congressos , Macau
O Congresso da APAVT em 2025 vai realizar-se em Macau, um destino que quer “atualizar os operadores turísticos portugueses sobre o novo dinamismo em curso”.
Na noite dedicada a Macau, no decorrer do 49º Congresso da APAVT (Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo) em Huelva, Maria Helena de Senna Fernandes, diretora dos Serviços de Turismo de Macau, deu conta de algumas das muitas novidades no destino, que acolheu o congresso em 2017.
Desde então, “Macau foi designada Cidade Criativa de Gastronomia pela UNESCO; várias zonas históricas estão a ser revitalizadas e transformadas em atrações de turismo comunitário; abriram novos complexos turísticos e hotéis; e há, sobretudo, uma forte aposta no reforço das ofertas de ‘turismo + convenções e exposições’, ‘turismo + cultura’, ‘turismo + gastronomia’, ‘turismo + eventos’, entre outros; a par com um aumento das possibilidades de turismo multidestinos na Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau”, referiu.
Maria Helena de Senna Fernandes contou que “a retoma turística de Macau depois da pandemia prossegue a bom ritmo”; até setembro, o destino recebeu quase 26 milhões de visitantes, cerca de 86% dos valores de 2019.
“Além da recuperação dos números, o nosso foco está na expansão e diversificação das fontes de visitantes, sobretudo internacionais. Portugal permanece entre os mercados que mais valorizamos, pelas relações de amizade históricas que nos unem e pelo posicionamento de desenvolvimento assumido por Macau como ‘um centro, uma plataforma’, ou seja, um centro mundial de turismo e lazer, e uma plataforma de serviços para a cooperação económica e comercial entre a China e os países de língua portuguesa”, afirmou a responsável, que pretende “retomar o dinamismo dos fluxos de visitantes entre Portugal e Macau” e abordar também o mercado espanhol e europeu.
O Congresso da APAVT em Macau, que está marcado para entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2025, vai decorrer no resort integrado Galaxy Macau, do Galaxy Entertainment Group, coanfitrião do evento. O complexo turístico conta com um novo centro de convenções internacionais, vários novos hotéis e uma vasta oferta nas áreas de restauração, compras e entretenimento.
“Vai ser o melhor congresso de sempre”
Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, considera que “Macau não é apenas uma cidade. É um destino turístico fabuloso, pleno de diversidade, encontro de culturas, tradição e exotismo, história e inovação”.
Na noite dedicada a Macau, Pedro Costa Ferreira destacou a relação da APAVT com o destino que “não é apenas uma fantástica relação entre um mercado emissor e um destino turístico. É um caminho comum entre dois amigos, que se ajudam onde e quando podem, fazendo com que estejamos, por exemplo, a apoiar firmemente a presença de Macau na Fitur, depois de termos, no ano passado, ido a Macau com um significativo grupo de empresários espanhóis, ou fazendo com que, em 2025, tenhamos uma das duas reuniões anuais da ECTAA [confederação europeia de agentes de viagens e operadores turísticos] em Macau, que será, de resto, o destino preferido desta confederação europeia".
Além disso, acrescenta Pedro Costa Ferreira, “2025 não é apenas o próximo ano. É o ano em que a APAVT faz 75 anos e é o ano em que a APAVT realiza o seu 50º congresso”. Este, promete o presidente da associação, “vai ser o melhor congresso de sempre”.
*A jornalista viajou a convite da APAVT
© Maria João Leite Redação
Jornalista